Sem categoria

Glúten Engorda Mesmo?

gluten free breads on wood background
Pães “gluten free”

Você sem dúvidas já imaginou qual é o problema do glúten quando vê todos aqueles produtos anunciando que são sem glúten. Muitas pessoas acham que o glúten só é um problema para pessoas com doença celíaca ou outras alergias e reações adversas, mas será que o glúten engorda mesmo e pode ser um problema para qualquer pessoa?

O que é Glúten?

Glúten é uma proteína encontrada na maioria dos produtos com base de trigo. Ele é uma proteína forte que faz o pão crescer e dá elasticidade à massa de pizza. Sabe o pão delicioso e quentinho que vem em uma cesta nos restaurantes? Ele é mais saboroso quando é macio por dentro e tem uma casca crocante, certo? Esse centro macio deve-se ao glúten.

Essas ligações proteicas deixam claro por que pessoas com intolerância a glúten devem ficar longe de produtos com glúten. Essas ligações são difíceis de quebrar durante a digestão.

O Glúten Engorda?

Algumas pessoas, mesmo aquelas que não têm resistência ou alergia a glúten, reagem mal ao glúten quando o comem. Sua reação, entretanto, é um maior desejo de comer, e um desejo de comer mais produtos ricos em glúten, como pães, sobremesas, doces, cereais e massas. E comer muito desses produtos pode te fazer engordar. Esses alimentos são ricos em açúcar e não são exatamente opções pouco calóricas. Calorias demais equivalem a peso extra!

Em muitos casos, provavelmente não é o glúten que faz a pessoa engordar. É o consumo em excesso de alimentos altamente calóricos como pão francês e macarrão. Muitas pessoas simplesmente têm uma reação mental a esses alimentos. Eles comem um pedaço de doce e querem outro. Eles comem uma fatia de pizza e querem pizza no dia seguinte.

Intolerância a Glúten e Ganho de Peso

Por outro lado, se você tem doença celíaca, alergia a glúten ou mesmo uma pequena intolerância a glúten, você pode sofrer alguns dos efeitos colaterais de comer glúten. Você pode sofrer de desequilíbrio da tireoide, metabolismo desacelerado, fadiga e mudanças de níveis de açúcar no sangue, que tendem a fazer com que as pessoas comam. Alguns estudos sugerem que pessoas com intolerância a glúten sentem vontade de comer alimentos ricos em glúten.

A intolerância causa inflamação, o que em retorno faz com que seu corpo produza o hormônio cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Esse hormônio é associado a uma produção maior de gordura abdominal. O cortisol também promove alimentação em excesso, o que explica por que as pessoas comem quando estão estressadas.

Então, o glúten engorda? Talvez não diretamente, mas ele certamente pode começar a reação em cadeia que te faz engordar.

paes-550x330
A maioria dos tipos de cereais e pães que você encontra contêm glúten.

Como Remover Glúten da Sua Dieta

Glúten é basicamente um tipo de proteína que pode ser encontrado no trigo, cevada e centeio. Isso quer dizer que a maioria dos tipos de cereais e pães que você encontra contêm glúten. Se você tem doença celíaca, seu corpo desenvolveu uma intolerância ao glúten. Isso quer dizer que você precisa eliminar o glúten da sua dieta.

Entretanto, especialistas acreditam que evitar glúten pode ser benéfico até para aqueles que não sofrem de doença celíaca. Pesquisas mostraram que muitas pessoas sofrem de alergia a glúten sem desenvolver doença celíaca. Se você sofre constantemente de dor de cabeça crônica, fadiga, estresse, acne e outras condições, há uma chance de que você pode ser alérgico a glúten. Aqui estão algumas formas de remover glúten da sua dieta:

1. Evite Pães e Bolos que Contêm Glúten

Se você quer ter uma dieta sem glúten, você pode ter que fazer mudanças drásticas nos seus hábitos alimentares. Isso porque muitos alimentos que contêm glúten são alimentos que você provavelmente come todos os dias, como o pão. Eliminar o pão da sua dieta pode ser muito difícil, especialmente se você é uma das muitas pessoas que comem torradas no café da manhã, um sanduíche no lanche da tarde e uma carne com um pedaço de pão no jantar. Além do pão, você também terá que remover outros produtos da sua dieta, como biscoitos, tortas, bolos, etc. Macarrão também contém glúten, então você tem que parar de comê-lo.

2. Busque Substitutos Sem Glúten

Remover glúten da sua dieta pode fazer parecer que você está se privando de vários alimentos, mas não precisa ser assim. Cada vez mais pessoas estão tomando a decisão de começar a comer de forma saudável, e as companhias de alimentos estão percebendo. É por isso que agora é fácil encontrar produtos sem glúten que você pode incorporar à sua dieta.

dieta-sem-gluten-630x445Por exemplo, há pães sem glúten que você pode usar como substitutos para o pão normal. Quando estiver usando pão sem glúten, certifique-se de mantê-lo separado de pães que contêm glúten. Por exemplo, pode ser bom ter uma torradeira separada para seu pão sem glúten. Pelo menos, que a torradeira esteja limpa e sem pedaços de pão se ela também for usada para torrar pães que contêm glúten. Também há cereais de café da manhã que são sem glúten. Panquecas, pizzas e macarrão podem ser feitos usando receitas especiais sem glúten.

3. Cuidado com Alimentos que Contêm Glúten Escondido

Pão, macarrão e massas são talvez os alimentos mais conhecidos que contêm glúten, então você os evitaria naturalmente se você quer ter uma dieta sem glúten. Entretanto, há outros alimentos que você pode não achar que contêm glúten, mas eles contêm. Por exemplo, já que molhos de salada e outros molhos ganham consistência com o uso de farinha, eles podem conter traços de glúten. Bebidas achocolatadas, café instantâneo, sopas instantâneas e até frios podem conter glúten. Para ficar seguro, leia os rótulos ou escolha marcas que sejam “sem glúten.”

Fonte: Mundo Boa Forma