Primeiramente, o que é Ergonomia?
Disciplina responsável pelo estudo das relações entre o homem e seu ambiente de trabalho, a ergonomia garante a otimização do bem-estar dos trabalhadores e o melhor aproveitamento dos recursos humanos dentro das empresas. O termo ergonomia é bastante antigo e tem origem nas palavras gregas ergon e nomos — que significam “trabalho” e “regras”, respectivamente.
A Norma Regulamentadora de número 17 (NR 17) é responsável por regulamentar as condições ergonômicas de trabalho, bem como os critérios e regras básicas para garantir o conforto dos trabalhadores.
Principais características da NR 17
O principal objetivo da norma regulamentadora de ergonomia é diminuir os riscos ergonômicos a que os funcionários estão diariamente expostos. Os principais assuntos abordados pela NR 17 envolvem:
- Cargos que exigem esforços repetitivos e que podem provocar lesão por esforço repetitivo (LER);
- Funcionários que passam muitas horas trabalhando em pé ao longo de sua jornada;
- Trabalhadores que precisam levantar cargas pesadas ao longo de sua rotina.
Para cada caso, há uma estruturação que visa diminuir os problemas ergonômicos causados pela atividade profissional.
Qual a importância da NR 17?
Uma empresa que preza pela saúde e pela qualidade de vida dos funcionários sabe que é de extrema importância seguir os padrões impostos pelo texto da NR 17, referente à ergonomia. O convívio com funcionários mais bem-dispostos e saudáveis influência também nas rotinas e nas receitas da empresa, que passa a ter menos absenteísmo e gastos com contratações extras.
Os benefícios, portanto, são para todas as partes envolvidas, e não apenas para o trabalhador. Para aplicar as normas no dia a dia das empresas, é preciso implantar o modelo em três etapas. São elas:
- Levantamento dos principais riscos ergonômicos à saúde dos trabalhadores da organização;
- Treinamento e conscientização dos funcionários para que ajam da melhor maneira possível para não terem sua saúde prejudicada;
- Correção e melhoramento das práticas de acordo com os primeiros resultados e avaliações do projeto.
Por que oferecer Treinamentos Ergonômicos?
Atualmente investe-se muito em segurança do trabalho, equipamentos ergonômicos, EPIs seguras, mobiliários adequados, ferramentas anatômicas, porém muitas empresas se esquecem da principal ferramenta de trabalho “o funcionário”.
E pensando nos seus funcionários que a Atitude de Vida desenvolveu treinamentos para adequar atitudes ergonômicas favoráveis às funções de cada colaborador.
De acordo com a NR17 todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes. Muitos problemas de saúde que geram baixa produtividade nas empresas podem ser evitados com treinamento das funções.
A Atitude de Vida ministra treinamentos teóricos e práticos sobre as formas adequadas de usufruir melhor da estrutura física disponibilizada no ambiente de trabalho sem gerar risco para a saúde, adequando assim sua empresa às normas regulamentadoras evitando assim problemas futuros.
Sua empresa mais saudável e preparada é também de nossa responsabilidade!