Sem categoria

Para que serve a SIPAT?

foto_sipat_1

O que é SIPAT?

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Esse é o nome dado a uma semana de atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho de trabalho e doenças ocupacionais (doenças relacionadas ao trabalho).

Legislação referente a SIPAT

Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra “O”,  é dever da CIPA “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)” .

Ou seja, a CIPA é responsável pela elaboração da SIPAT em parceria com o SESMT. Em empresas que não tem SESMT a própria direção da empresa definirá o responsável.

Duração e frequência

É um evento anual (mas não há a necessidade de serem exatamente a cada 12 meses).

Deve ser feita no horário de trabalho, afinal, ela é considerada uma ferramenta de conscientização.

Como o próprio nome sugere, a SIPAT deve ser organizada para se desenvolver durante uma semana, embora algumas empresas façam em muito menos. Tal atitude pode levar a empresa a sofrer multas e problemas na justiça.

Objetivos Gerais da SIPAT

A SIPAT busca através de Palestras, gincanas, sorteios de brindes, teatro e atividades motivacionais, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Criando uma atitude vigilante no funcionário, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente mais seguro, trazendo a tona um processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho.

É uma aliada muito interessante em favor da conscientização do trabalhador, e quando bem organizada, serve até como fator de integração entre CIPA, funcionários da empresa e SESMT.

Objetivos Diretos da SIPAT

É importante definir um objetivo para a SIPAT, pois através dela se pode até combater algum problema comportamental específico na empresa, como exemplo, o alcoolismo, drogas, tabagismo. Por isso é tão importante a escolha de um bom tema.

Como motivar os funcionários a participarem da SIPAT?

Utilizar temas que sejam de interesse dos funcionários;

Utilizar temas que possam combater algum problema específico da empresa;

Fazer uma “SIPAT de portas abertas” onde a empresa libera a SIPAT para a participação da família do funcionário, criando vínculos entre o funcionário e empresa, criando um momento especial entre funcionário e família no trabalho, e motivando o funcionário a gostar ainda mais de seu trabalho. Além te trazer informações valiosas a sua família.

Quais são os temas obrigatórios para a SIPAT?

Não existe definido por lei ou por nenhuma NR algum tema obrigatório para a SIPAT. Alguns temas foram incorporados as SIPAT’s ao logo dos anos por puro modismo mesmo, e muitas pessoas até pensam que são obrigatórios. Um exemplo são as palestras sobre prevenção de AIDS. A NR diz que AIDS deve ser tema de um evento anual na empresa, mas, não diz que esse evento é a SIPAT. Porém, como a SIPAT é um evento anual e obrigatório as empresas acabam inserindo na SIPAT. Converse com os funcionários da empresa, anote todas as sugestões interessantes, leve para a reunião da CIPA para escolher os que mais são importantes para o evento.

 

Temas da Atitude de Vida 

Realizamos SIPAT em todo o território nacional com palestras e atividades voltadas a qualidade de vida e saúde ocupacional dos colaboradores.

Saiba aqui os temas que a Atitude já oferece para você. Caso necessite de outro tema, nos avise que teremos o maior prazer em montar uma palestra para atender as necessidades da sua empresa.

 

Como organizar uma SIPAT? Clique no link e leia nosso outro post sobre esse assunto.

 

Fonte: Própria, com informações complementares do site http://segurancadotrabalhonwn.com/

Deixe uma resposta