atividade física, ginástica laboral, qualidade de vida, saúde

7 atividades físicas para quem está sempre estressado no trabalho

      O estresse é uma condição comum para grande parte dos profissionais. Segundo o ISMA (International Stress Management Association), 70% dos brasileiros passam por momentos de ansiedade e estresse em seus locais de trabalho. Como esta sensação parece pairar permanentemente por escritórios país afora, gerenciá-la é fundamental para minimizar seus efeitos nocivos.

       Neste sentido, uma das alternativas mais eficientes é reservar um tempo para a prática de exercícios físicos. Veja quais são os esportes mais indicados para profissionais estressados:

– Ioga

Por que é bom para quem está estressado: “a sensação de estresse engloba um conjunto de fatores, e a dor nas costas costuma ser citada por vários executivos como um deles. Principalmente, para aqueles que não tem boa postura ou já apresentam dor na lombar, a ioga é uma solução”, diz Victor dos Santos, diretor do Caft.

Benefícios para o corpo: “além dos benefícios para as costas, essa arte milenar indiana ajuda, inclusive, a combater desordens do aparelho digestivo”.

Tem contra indicação? A ioga deve se adaptar ao praticante e não ao contrário, segundo Santos. “Caso o executivo tenha algum problema articular que torne algum procedimento da ioga desconfortável, é interessante repensar se vai ou não fazer uma determinada posição”, diz.

Yoga

– Dança de salão

Por que é bom para quem está estressado: é uma atividade lúdica que leva a mente para longe das preocupações com metras, lucros e resultados, diz Victor Santos. “A atividade envolve outros sentidos do corpo além da audição, e também é um ambiente para interagir com outras pessoas”, diz.

Benefícios para o corpo: a coordenação motora é beneficiada e, até mesmo, o raciocínio é estimulado, já que os passos são – na maioria das aulas – sincronizados, segundo Santos. “O corpo é alongado e, como os sorrisos são constantes nessas aulas, até os músculos da face são trabalhados. Dependendo da intensidade e frequência, pode até gerar a perda de peso para o praticante.”, explica.

Tem contra indicação? Nenhuma.

dança

– Caminhada de 30 minutos ao dia

Por que é bom para quem está estressado: Não vale considerar a caminhada que você dá entre a mesa do cafezinho e a sala de reuniões, diz Victor. “É caminhada mesmo, daquela que faz suar, mas sem ser tão intensa a ponto de perder o fôlego”, diz. De acordo com ele, nestas condições a atividade faz com que o corpo libere hormônios que ajudam no bom funcionamento do corpo.

Benefícios para o corpo: são vários, e a melhora na circulação do sangue é um deles. O diretor do Caft alerta que ficar muito tempo sentado por causar varizes e uma boa caminhada diária pode evitar o problema.

Tem contra indicação? “Não, mas a pessoa deve usar um calçado adequado aos seus pés. Tênis com solados muito duros podem causar problemas de coluna”, diz.

– Tai Chi Chuan

Por que é bom para quem está estressado: “Melhora a função cardiovascular”, diz Victor. Ele lembra que o coração é um dos órgãos mais afetados pelo estresse.

Benefícios para o corpo: “Executivos que enfrentam longas jornadas de trabalho costumam reclamar de aceleração da frequência cardíaca. Com essa arte chinesa, o coração fica um pouco mais protegido na hora de lidar com situações tensas”, diz.

Tem contra indicação? Não tem.

taichi-park

– Hidroginástica

Por que é bom: “Para quem já apresenta algum desvio de postura, essa é a atividade ideal”, diz Victor Santos, diretor do Caft. Segundo ele, por ser na água, a incidência de lesões e acidentes é muito menos, além de ser uma atividade agradável.

Benefícios para o corpo: O coração é um dos maiores beneficiados. “Quando o praticante está dentro da água, o corpo sofre a pressão hidrostática, ou seja, a pressão da água. Essa pressão ajuda no retorno venoso, em outras palavras, na volta do sangue ao coração pelas veias, e consequentemente o coração desacelera (diminuição de 8 a 13 batimentos)”, explica.

Tem contra indicação? Não tem.

hidroginastica-620x330

– Boxe

Por que é bom: “É uma aula com intensidade forte, voltada para quem quer descontar a tensão em um saco de pancadas. Executivos que praticam o boxe costumam lidar melhor psicologicamente com aqueles imprevistos desagradáveis do cotidiano”, explica Victor Santos.

Benefícios para o corpo: Essa atividade tonifica a musculatura dos ombros, costas e braços. “Se praticado com regularidade, os resultados são visíveis a partir da 12º semana”, afirma.

Tem contra indicação? “Não chega a ser uma restrição, mas um alerta: o boxe é uma atividade de alta intensidade cardiovascular; faça pausas constantes e não se empolgue muito, senão no outro dia você nem levantará da cama”, recomenda Victor.

boxe

– Natação

Por que é bom: “É uma das atividades mais completas e trabalha a tensão em todo o corpo, desde os braços até as pernas”, diz o diretor do Caft.

Benefícios para o corpo: a água é um massageador natural. Ao nadar em todos os estilos (crawl, costas, peito e borboleta) todos os grupamentos musculares são trabalhados, até o tronco, diz Victor. “De quebra, o executivo ainda pode perder aqueles quilos conquistados em almoços de negócios”, diz.

Tem contra indicação? Pessoas com problemas articulares costumam apresentar maior dificuldade, segundo Santos.

Natacao

Fonte: EXAME.com