Laudos Ergonômicos

No que diz respeito à segurança do trabalho, muitos documentos são necessários para o pleno funcionamento de uma organização. Isso ocorre nos mais diversos ramos, havendo sempre a preocupação central com a segurança do colaborador e da empresa como um todo.

Um desses documentos imprescindíveis para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável é o Laudo Ergonômico. Embora seja confundido, muitas vezes, com outros tipos de documento, ele possui características singulares que o diferenciam dos demais.

O Laudo Ergonômico é um tipo de documento expedido para atestar as condições ergonômicas de alguma atividade específica da organização. Ele tem como objetivo o estabelecimento de parâmetros para a adaptação das condições de trabalho, permitindo documentar e sistematizar a realização de um procedimento específico, garantindo segurança jurídica e operacional à empresa.

No geral, é uma resposta a uma ou mais questões ergonômicas de determinada condição do seu respectivo posto de trabalho. Mas, também, é um poderoso instrumento de controle de segurança, saúde e bem-estar laboral.

Laudo Ergonômico x Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

A principal diferença entre os dois documentos é em relação a abrangência de cada um. A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) tem como objetivo observar, avaliar e analisar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, os sistemas e a organização do trabalho.

Já o Laudo Ergonômico, é um documento emitido como resposta à uma ou mais questões ergonômicas relativas à uma condição específica de trabalho em um determinado posto. Por exemplo: pode ser solicitado por um juiz em uma ação trabalhista. Não necessita percorrer todos os itens relacionados a AET, mas normalmente deverá “responder” aos questionamentos ergonômicos levantados acerca daquele posto.

A Norma Regulamentadora 17, NR 17 ou norma da ergonomia, orienta a execução tanto do Laudo como da AET.

Vimos acima a definição de um Laudo, bem como seu objetivo. Agora, mostraremos de forma mais detalhada como funciona a elaboração desse tipo de documento e o que de fato ele avalia.

  • Condições organizacionais do trabalho: pressão por metas, rotinas operacionais, diminuição do desgaste físico, organização das atividades, frustração com metas divergentes.
  • Condições ambientais: temperatura, vento, luminosidade, ruído e umidade do ar.
  • Condições físicas do posto de trabalho: biomecânica corporal envolvida no desempenho da tarefa, postura, dimensionamento dos equipamentos e mobiliários, entre outros.

Quem elabora e assina

O principal aspecto a ser considerado sobre um profissional que poderá elaborar e assinar um Laudo Ergonômico é o conhecimento profundo em ergonomia, uma vez que medidas consequentes desse instrumento impactarão diretamente na saúde e na segurança das pessoas.

Sendo assim, podem elaborar o laudo ergonômico os seguintes profissionais, desde que tenham especialização e habilitação em ergonomia: médicos do trabalho, educadores físicos e fisioterapeutas.

Quais são as principais exigências de segurança de um posto de trabalho

Dependendo da área em que o colaborador atua, existem características singulares ao seu posto de trabalho que exigem certas condições.

Mostraremos aqui exigências mais simples do dia a dia de um escritório, como aquelas relacionadas à postura e outros aspectos determinados pela rotina, até aquelas relacionadas a trabalhos mais desgastantes fisicamente, cujos riscos relativos a acidentes precisam ser mensurados.

Condições de boa postura, visualização e operação

Em trabalhos manuais, nos quais se trabalha sentado ou em pé em bancadas, escrivaninhas ou mesas, é preciso proporcionar ao operador condições de boa postura, visualização e operação.

Veja os requisitos mínimos, segundo norma regulamentadora:

  • ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
  • ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
  • ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.

Condições do ambiente de trabalho

Em todo local de trabalho, existem requisitos mínimos que precisam ser seguidos para que seja considerado adequado para a plena execução das funções.

A iluminação, por exemplo, é um desses requisitos. Sabe-se que em todo local de trabalho deve existir iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, adequada ao tipo de atividade desempenhada.

Outros dois aspectos são a temperatura do ambiente e os níveis de ruídos, que também precisam respeitar números estabelecidos e proporcionar as condições ideais para seus colaboradores.

Qual a relação do Laudo Ergonômico com essas exigências

Cada requisito citado anteriormente, entre muitos outros que constam nas normas regulamentadoras em segurança do trabalho, servirá como base para a avaliação de determinada condição solicitada para o Laudo.

Embora exista diferença entre o papel específico do Laudo Ergonômico e a Análise Ergonômica do Trabalho, as bases para a execução desse documento têm origem nos mesmos padrões de segurança e prevenção de riscos e podem evitar muitos problemas no futuro.