saúde

O CARNAVAL ESTÁ PRÓXIMO: DIVIRTA-SE COM ALEGRIA E CONSCIÊNCIA

O abre alas, que eu quero passar…

Uma das maiores festas do Brasil está chegando! E para curtir sem preocupação, é importante ficar atento à alguns cuidados.

Divirta-se com consciência: estar presente e curtir os momentos de diversão de forma respeitosa e segura é mais legal. Ambientes festivos e descontraídos facilitam o acesso às drogas e bebidas alcoólicas, aumentando o risco de DSTs, brigas e atitudes preconceituosas.

Vestido para a folia: durante as festas, fantasiar-se é normal, engraçado e muito bem-vindo, mas é possível curtir o carnaval sem cometer qualquer tipo de preconceito ou apropriação cultural. Fantasias e adereços pejorativos como a nêga maluca, perucas afros, empregada doméstica, cocares, índio (a), escravos, ou mesmo homens travestidos de mulheres reforçam o racismo, machismo e a homofobia.

Criadas a partir de estereótipos, essas fantasias se baseiam em visões discriminatórias de certos grupos de indivíduos. O momento de extravasar e curtir é para todos, e se a brincadeira não agrada a todos, não deve ser feita.

Não é não: puxar assunto e paquerar é permitido, desde que seja com respeito e sem ofender a honra, integridade física, liberdade e a dignidade sexual da pessoa. Lembre-se: Não é Não. Diga não ao assédio sexual

Curta na direção certa: na época do Carnaval, os riscos nas estradas e vias urbanas também aumentam. Se for viajar de carro, faça uma revisão para não ser pego de surpresa, acompanhe os informativos de trânsito e não ultrapasse a velocidade.

Vacinação em dia: em todo lugar onde se concentra um grande número de turistas das mais variadas regiões e países, aumentam as chances de transmissões de doenças virais. Por isso, lembre-se de utilizar repelente e esteja com as vacinas em dia.

Tome Sol. Mas beba água também: Se você não estiver se cuidando e preparado, ficará desidratado. Portanto beba bastante água, sucos naturais e água de coco, que é excelente para repor os sais minerais e nutrientes que o organismo perde com o suor.

Bebidas alcoólicas prejudicam – e muito – a hidratação do corpo. Por isso, seja moderado no consumo e, intercale com bastante água.

Evite a exposição ao sol, principalmente com as crianças. Tenha sempre um boné e não economize no filtro solar.

Saco vazio não para em pé, muito pesado também não: o desgaste físico e o cansaço que as festas impõe são extremamente relevantes quando pensamos no que vamos comer durante os dias de folia.

Com uma alimentação ruim, talvez você fique desnutrido (a) e fraco (a) e, uma alimentação pesada, pode gerar cansaço e indisposição. Procure o meio termo e invista em uma alimentação leve e fácil de digerir. Lembre-se: o café da manhã é nossa principal refeição. Exagere nas frutas frescas ou secas. Um bom café preto para dar um ânimo a mais, também é bem-vindo.

Agora que você conhece as principais medidas preventivas no cuidado com a sua saúde para o Carnaval, vista a camisa da atitude e divirta-se com alegria e consciência.