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Dicas para evitar o aparecimento de varizes

Definições e Causas

Varizes são veias dilatadas e tortuosas com alteração do fluxo sanguíneo no seu interior. Vários fatores contribuem para o seu aparecimento:

  1. Hereditariedade: a tendência familiar é o principal fator para o surgimento das varizes, mas não quer dizer que seja determinante, nem todos numa mesma família terão varizes.
  2. Envelhecimento: diversos estudos populacionais já evidenciaram que a incidência de varizes aumenta com a idade.
  3. Gênero: as mulheres têm uma tendência de duas a três vezes maior de desenvolver varizes.
  4. Hormônios: os hormônios femininos (anticoncepcionais, reposição hormonal e terapias de indução de gravidez) ajudam a enfraquecer a parede das veias contribuindo para o surgimento das varizes ou a piora de varizes já existentes.
  5. Gravidez: além das alterações hormonais que ocorrem na gestação, existe também um aumento do volume sanguíneo e compressão das veias dentro do abdome o que contribui para varizes.
  6. Ocupacional: funções onde as pessoas permaneçam muito tempo de pé ou sentada sem movimentar as pernas predispõem ao aparecimento das varizes.
  7. Outros fatores incluem: obesidade, sedentarismo, tabagismo.

Fonte: https://legcare.com.br/index.php por Dr. Marcelo T. Cunha CRM 106.981

 

Após esta explicação de um médico que conheço e recomendo, Dr. Marcelo T. Cunha, segue aqui meu parecer como profissional da saúde.

Apesar de algumas causas serem pontuais como as citadas acima, digo que as varizes são classificadas como doença crônica, logo não existe cura definitiva. Tratam-se umas, aprecem outras, mas existem tratamentos que podem retirar as existentes, aliviar os sintomas, melhorar a aparência e prevenir suas complicações. Portanto, evitar o que pode potencializar o surgimento ainda é a melhor pedida.

 Confira algumas dicas para evitar o aparecimento de varizes!

  • Mantenha seu peso sob controle.
  • Evite permanecer por longas horas de pé ou sentado.
  • Pratique exercícios físicos, exceto musculação do sobre cargas para os membros inferiores principalmente.
  • A natação, a hidroginástica, passeios de bicicleta e as caminhadas são aconselháveis para estimular a ação da musculatura.
  • Não use sapatos com saltos muito altos como habito diário, se for “inevitável por algum motivo socio cultual”, procure receber massagens com técnicas que auxiliem na recuperação da sobrecarga naturalmente maléfica que os saltos proporcionam.
  • Por fim, como minha formação é em Fisiopatologia, indico a vocês leitores que procurarem profissionais da saúde especializados, na área relacionada a que estamos esclarecendo, nestes casos seriam:

Educador físico: Graduado, com credenciamento no conselho (CREF), e no mínimo com uma pós-graduação.

Médicos: Com especialização em Angiologia, e ou Radiologia Vascular, Cirurgia Vascular e Endovascular, enfim, ser Membro da Sociedade Brasileira da área afim. Mas segue uma dica importante: Pesquise se o médico apresenta qualquer ação junto aos conselhos competentes (CRM, CFM).

Nutricionista: Graduado, com credenciamento (CRN).

Lembre-se: Sua saúde é seu maior bem!

Washington Ribeiro
Ms. Fisiopatologia e Fisiologia – CREF. 0001918 – G/SP

atividade física, saúde

Qual o melhor período para se exercitar?

QUAL O MELHOR PERÍODO PARA SE EXERCITAR?

 Prós e contras dos treinos matutinos e noturnos…

Há explicações científicas para aqueles “hábitos estranhos” das pessoas que acordam cedinho de manhã ou só vão para a cama ao amanhecer. Quando o assunto é exercício físico, esses hábitos têm papel ainda mais importante.

Uma variável crucial é o conhecido popularmente como relógio biológico – a forma como nosso corpo regula hormônios, temperatura corporal, ritmo cardíaco e outras funções essenciais. Tudo influencia o quão alerta ou sonolenta uma pessoa se sentirá em determinados momentos do dia.

Há estudos indicando vantagens e desvantagens da prática de exercício nos diferentes períodos do dia.

Pela manhã: ‘sem desculpas’ 

Atividade física praticada logo cedo também ajuda a estabelecer uma rotina de exercícios mais sólida, simplesmente porque ocorre antes dos compromissos e horários de trabalho da maioria das pessoas. Diversos estudos científicos reforçam a ideia de que a atividade física matinal traz benefícios.

Se você exercitar sua mobilidade, como quando vai de bicicleta (para o trabalho), alguns hormônios e neurotransmissores como as endorfinas, fazem você se sentir melhor, com mais vigor e de bom humor. Dessa forma, a pessoa começa o seu dia melhor pisco-fisiológico.

O lado negativo disso é que, pela manhã, a temperatura do corpo tende a ser mais baixa, o que aumenta o risco de lesões, por isso se alongue e/ou aqueça bem antes de treinar.

Fim do dia:

Na mão oposta, quem prefere praticar esportes mais tarde se beneficia de temperatura corporal e níveis hormonais no auge, o que melhora o desempenho.

O risco de lesões também é menor, já que o corpo responde mais rapidamente por estar desperto por muitas horas. Além disso, para muitas pessoas, o exercício noturno é uma forma de relaxar depois de um dia estressante.

No entanto, deixar a prática de esportes para muito tarde também pode ser perigoso, exercícios, sobretudo os de alta intensidade, não são recomendados depois das 21h ou 22h porque eles podem afetar os padrões de sono, retardando a vontade de dormir. Isso pode causar fadiga e cansaço no dia seguinte.

E se você varia muito o horário para treinar, porque sua agenda é bem concorrida, também não há problema. “A variação constante de horário não prejudica o rendimento no treino”.

Enfim, chega de desculpa!!!

De um jeito ou de outro, existem vantagens e desvantagens.

A verdade é que é possível entrar em boa forma, não importa a escolha do horário tomados os devidos cuidados.

A diferença será adaptar-se à rotina escolhida e jamais inicie suas atividades sem antes saber se o chamado Personal Trainer é de fato formado e está credenciado junto ao Conselho dos Educadores Fiscos – CREF.

 SUA SAÚDE É SEM MAIOR BEM.

 Washington Ribeiro
Ms. Fisiopatologia e Fisiologia – CREF. 0001918 – G/SP